quarta-feira, 26 de abril de 2023

É Preciso Praticar

A pergunta que mais ouço no consultório é: "Como eu faço para mudar?", eu sempre respondo: Praticando o que você já sabe!

Muitos de nós (profissionais e clientes) nos iludimos com a ideia de que é preciso algo novo para promover as mudanças.
Nessa busca, a cada dia consumimos novos métodos, novas dietas, novas abordagens, novos inputs, novas formas de movimento, novos preceitos de boa alimentação e de boa saúde. Por outro lado, a despeito das milhares de antiguidades-repaginadas-novidades, as mudanças continuam a "passos de formiga e sem vontade".
É preciso olhar para a pergunta: Como eu FAÇO para mudar?
Fazer é um verbo transitivo direto que significa - desenvolver algo a partir de uma certa AÇÃO. Respondendo à pergunta acima, para mudar é preciso fazer.
Essa ação É a PRÁTICA!
PRATICAR É FAZER!
Se queremos praticar leitura, o fazer (a ação) é ler com frequência; se queremos praticar dança, o fazer (a ação) é dançar com frequência; se queremos praticar meditação, o fazer (a ação) é meditar com frequência; se queremos praticar uma alimentação com mais qualidade, o fazer (a ação) é se alimentar com mais qualidade com frequência, e assim por diante.
A frequência da prática é que leva à mudança do hábito ou comportamento.
Ao invés disso, o que fazemos?
- Compramos mais um novo livro;
- Nos matriculamos em uma nova academia;
- Baixamos um novo aplicativo;
- Consultamos um novo profissional;
- Adquirimos um novo curso on-line;
- Assinamos uma nova revista.
O simples fato de ser novo vai promover a mudança? Não vai!
Quem vai promover a mudança é a mesma você que já comprou tantos novos-tudo, mas, não teve tempo para praticá-los, e, pelo desuso, eles se transformaram em velhos-nada.

Nenhum comentário: