quarta-feira, 26 de abril de 2023

Comer em excesso é uma forma de evitar a dor

 "Precipitar-se sobre a comida de maneira compulsiva, assim como a obsessão pela forma física ou pela comida, são, muitas vezes, mecanismos de defesa. Chamamos de "estratégias para evitar", as técnicas utilizadas pelo nosso inconsciente para nos distrair do que está nos incomodando, nossos medos, angústias, necessidades de afeição e aprovação, raivas, problemas de identidade, entre outros." (Sylvie Batlle)

Trocando em miúdos, o conflito com o corpo e a comida é, muitas vezes, uma forma que você encontrou de evitar questões que não pode, não sabe ou não quer lidar.
Essas estratégias de evitação, podem ter entrado na sua vida recentemente ou em um tempo tão remoto, que você nem é capaz de lembrar. Desta forma, você apenas vai para aquele lugar automaticamente, como se dele nunca devesse ter saído, pois, em algum momento se sentiu muito segura ali. Isso não é auto sabotagem, você faz assim porque esse comportamento algum dia te deu o resultado esperado e, no viver automático, você nunca reavaliou se ele ainda faz sentido, nunca parou para olhar pra dentro e perceber que não adianta se distrair porque as questões sempre voltam.
Minha sugestão? Comece a conviver aos poucos com os desconfortos, primeiro olhe-os de soslaio, devagar vá se acostumando com eles, vá se abrindo para o que eles tem a dizer, fale sobre o medo que por anos te afastou deles.
Procure ajuda para reavaliar essas estratégias de evitação.
Não acredite que o seu caso não tem solução porque você não tem mais jeito, sempre há um outro jeito.

Nenhum comentário: