terça-feira, 22 de novembro de 2011

Quinto Passo:
Ouça o seu corpo, você está com fome ou com vontade de comer.
Esta recomendação pode parecer estranha pois, a princípio, só deveríamos comer quando estamos com fome. Acontece que atualmente o que se observa é que comemos sim porque estamos com fome, mas, comemos também porque estamos ansiosos, tristes, alegres, preocupados e também porque a comida está saborosa, porque estamos sozinhos e por outra infinidade de motivos.
Como fazer para saber se você está com fome ou com vontade de comer:
 A fome normalmente causa um desconforto físico. Você pode sentir desde uma sensação de vazio no estômago, até irritabilidade, dor de cabeça, enjoo;
 O desejo não causa desconforto. Você pode sentir no máximo, uma salivação excessiva;
 A fome normalmente aparece cerca de 2 a 3 horas após você ter feito a última refeição;
 O desejo normalmente aparece quando estamos diante de um alimento que gostamos muito;
 Quando é fome, você aceita qualquer alimento;
 Quando é desejo você quer apenas um alimento específico;
 Para fazer um teste, beba um copo de água e se distraia com outra atividade. Se a sensação passar, ela era só desejo, se a sensação permanecer, provavelmente é fome;
 Se você ainda tiver dúvida, coma 1 fruta (e não o alimento - pão, biscoito, bolo, chocolate - que você estava querendo).
Observe que, em quase todos os itens acima, eu utilizei a palavra “normalmente”. Isto foi dito desta forma porque apesar de a maioria das pessoas se comportar assim, algumas pessoas podem se comportar de maneira diferente.
É importante que você observe como é o funcionamento do seu corpo. O que você sente quando tem fome. Desta maneira você saberá administrar melhor o seu consumo de alimentos.

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